Catalisador entupido: o que fazer?
O catalisador automotivo é uma peça fundamental para o seu carro e meio ambiente. Um catalisador entupido pode representar uma queda de desempenho do automóvel, aumentar o gasto de combustível e superaquecer o motor.
Quais são as causas do catalisador entupido?
Pelo catalisador passam todos os gases emitidos pelo motor durante o funcionamento como resultado da combustão, ou seja, da queima do combustível.
Se o combustível for de qualidade ruim, a queima dele pode ocasionar o acúmulo de materiais na peça gerando deixando o catalisador entupido.
As principais causas de um catalisador automotivo entupido são:
Combustível adulterado
Quando o carro é abastecido com gasolina, diesel ou álcool de má qualidade ele pode não queimar completamente na hora da combustão e as fuligens da queima podem obstruir as células do filtro.
Destruição do filtro cerâmico
Quanto o filtro é obstruído é comum sobreaquecer, o que provoca o derretimento das células e a deformação. Quando isso acontece, torna-se impossível desentupir. Batidas e choques no catalisador podem levar a quebra do filtro cerâmico. Quando quebrado ele se torna inútil e gera o entupimento do catalisador.
Uso de uma peça não original
Catalisadores retificados ou não originais podem ter qualidade inferior e se tornam mais suscetíveis a entupir. As causas nem sempre estão relacionadas ao mau uso do veículo ou a condição do combustível. Confira os principais sintomas de um catalisador entupido.
Quais os sintomas do catalisador entupido?
Os principais sinais de um catalisador que está entupido podem ser logo percebidos por que esta direção do carro, afinal a maior parte dos veículos passam por esse problema tem perda de potência e o consumo de combustível também aumenta. Os principais sintomas de um catalisador entupido são: Superaquecimento do motor, Queda no desempenho do carro, Luz de injeção acesa no painel, Ruídos no sistema de escapamento do carro, Aumento no consumo de combustível, entre outros.
Como limpar catalisador entupido?
No mercado é possível encontrar aditivos e produtos que prometem desentupir o catalisador, no entanto a forma mais eficaz é a busca por um profissional especializado. Em muitos casos o catalisador fica obstruído por fuligem ou pequenos detritos que podem ser facilmente retirados após a desmontagem da peça. Em casos mais severos é possível encontrar a formação de uma “borra” de óleo dentro da peça, nesse caso é possível usar desengraxantes que não danifique o componente de cerâmica. Em casos mais sérios, onde o filtro de cerâmica derrete, não haverá outra possibilidade a não ser a instalação de uma peça nova.
E se eu andar com o catalisador estragado?
É provável que com o passar do tempo o desempenho do carro será reduzido e o consumo de combustível será elevado. É bem provável que em algum momento o automóvel sofra com desligamentos, especialmente em baixa rotação. Além disso, andar com o catalisador estragado pode em algum momento deixar o motorista na mão, pois em casos mais extremos o catalisador entupido causa danos irreversíveis aos cilindros do motor.