Sem categoria
Catalisador tem prazo de validade?
Assim como o pneu, o catalisador não tem um prazo de validade, mas uma garantia por parte dos fabricantes que pode ser de cinco anos ou 80.000 quilômetros, dependendo da marca. No entanto, caso o proprietário do carro seja cuidadoso, o componente pode durar muito mais.
Apesar de pouco comentado, o catalisador tem uma função extremamente importante. Ele é o responsável por impedir que alguns gases nocivos produzidos pelo motor a partir da queima do combustível sejam lançados na atmosfera, prejudicando o meio ambiente. Por isso, seu perfeito funcionamento é fundamental.
Práticas danosas ao catalisador:
Negligenciar a manutenção do veículo – A vida útil do catalisador depende do bom funcionamento do sistema de ignição. Isso garante a passagem apenas de cases pelo componente; o contato com combustível não queimado pode inutilizar a peça.
Fazer o veículo “pegar no tranco” – Outra prática que pode permitir a passagem de combustível ainda em estado líquido até o catalisador.
Uso de combustível adulterado -Uma combustão em condições adequadas é essencial para a durabilidade do catalisador. Combustível adulterado ou de má qualidade provoca queima irregular, com um resultado químico inadequado.
Uso de óleo lubrificante fora das especificações – Essa prática pode contaminar o catalisador com elementos com os quais ele não foi projetado para ter contato. Em alguns casos, o próprio lubrificante pode atingir diretamente o componente
Colisões – O catalisador pode se quebrar ao sofrer um impacto. Acidentes ou até mesmo um choque mais mais violento contra o solo pode causar grande estrago.