Como aumentar a vida útil do Catalisador?
Como aumentar a vida útil do Catalisador?
O catalisador é um componente fundamental para reduzir as emissões de poluentes pelos veículos automotivos e foi desenvolvido para ter a durabilidade de, no mínimo, 80 mil quilômetros. Porém, é preciso realizar as revisões e manutenções do carro corretamente para que isso aconteça.
Essa peça é constituída de uma carcaça, geralmente de aço inox, e seu interior é composto por uma colméia de cerâmica que acelera as reações químicas nos gases de escape do motor.
Essa peça fica localizada logo após a saída do coletor de escape do motor, e a sua função é produzir uma aceleração na reação química dos gases de escape, transformando poluentes como CO, NOx e CxHy em CO2, H2O e N2, menos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Confira algumas dicas que podem aumentar a vida útil do catalisador!
Combustível de qualidade
O uso de combustível de má qualidade pode afetar o catalisador devido ao combustível adulterado não ser 100% queimado na câmara de combustão. Além disso, o combustível de má qualidade também interfere nos sistemas de alimentação e de ignição, produzindo resíduos e depósito de carbono nas válvulas, corpo de borboleta e câmara de combustão, reduzindo a durabilidade do motor.
Inspecionar as velas de ignição
Peça responsável pela queima da mistura ar/combustível, a vela de ignição, quando desgastada, pode prejudicar outros componentes. Isso porque a vela deixa de queimar completamente a gasolina ou o etanol, que atingem o catalisador. Como o componente trabalha em altas temperaturas, a parte cerâmica da peça acaba derretendo ao entrar em contato com as substâncias.
Troca de óleo dentro do prazo
Caso o óleo e o filtro não sejam trocados dentro do prazo, as substâncias derivadas da queima do lubrificante do motor podem se acumular no catalisador. Dessa forma, o componente acaba sendo contaminado por fósforo, zinco, cálcio e magnésio, que se acumulam na camada catalítica, encobrindo os metais nobres, que são responsáveis por transformar os gases tóxicos em inofensivos.
Vale lembrar que o catalisador é uma peça que não tem conserto. Uma vez danificado, o catalisador não tem reparo. Se acontecer dele quebrar, derreter, amassar, você deve substituí-lo por um novo.
Vá em um mecânico de confiança
O mecânico é a melhor pessoa para indicar a necessidade ou não de um catalisador automotivo novo. E esse não é um problema fácil de ser identificado, então, cuidado!
Em muitos casos, antes de trocar o catalisador é preciso checar se o problema não vem de outra peça, principalmente da mecânica de ignição eletrônica e arrefecimento do veículo. Há quem ache que a luz acesa no painel acusa um dano no catalisador, mas a luz é apenas um sinal de que há algo de errado no veículo, podendo ou não ser no catalisador.
Ou seja, vá em um mecânico de confiança, para ter a certeza de que está trocando a peça no momento certo.
Aqui na Catalisadores.com você encontra o modelo ideal para o seu carro! Acesse e confira!