Mitos e Verdades sobre o catalisador automotivo!
Mitos e verdades sobre o Catalisador Automotivo!
O catalisador automotivo é um item obrigatório do sistema de exaustão. Essa peça consiste em uma cápsula que contém um substrato, cerâmico ou metálico, com elementos que promovem a reação dos gases nocivos resultantes da combustão no motor. Esses gases são transformados em água, gás carbônico e nitrogênio. Ou seja, ele é essencial para o controle de emissões de poluentes.
Como qualquer outra peça, existem algumas especulações sobre seu uso. Algumas dessas especulações são mitos e outras, são verdade. Sendo assim, confira agora a resposta para algumas delas para não ter mais dúvidas!
Não usar o catalisador deixa o veículo mais potente
Mito. De acordo com a Umicore, não usar o catalisador, além de não fazer diferença alguma com relação à potência do carro, traz também, outros problemas. São exemplos: sistema de injeção eletrônica desregulado e contrapressão do sistema de escapamento. Ainda pode haver ainda perda de rendimento do motor, gasto adicional de combustível, desgaste prematuro de peças e excesso de ruídos! Por isso, não deixe de usar essa peça!
O catalisador aumenta o consumo de combustível?
Mito: O catalisador em funcionamento adequado não interfere no gasto de gasolina ou álcool do veículo. Então, o aumento do consumo de combustível do veículo pode ocorrer se houver falta de manutenção preventiva, e não tem relação alguma com o catalisador.
Luz da injeção eletrônica acesa no painel indica falhas no catalisador
Não necessariamente. A luz da injeção eletrônica acender pode indicar problemas no sistema de escapamento, como o catalisador ou o sensor de oxigênio, mas também algum problema no sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Ou seja, para ter certeza sobre o motivo, é preciso realizar o protocolo OBD, ou diagnóstico a bordo, que vai ajudar a identificar o código do item com problema.
O catalisador elimina 98% dos gases poluentes que saem do motor
Verdade. O catalisador tem a função de converter até 98% dos gases poluentes, provenientes da combustão, como monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC), em substâncias inofensivas à saúde humana. Por isso, sim! Ele é faz essa conversão.
Combustíveis adulterados podem comprometer o catalisador?
Verdade: o combustível adulterado é o principal inimigo do bom funcionamento do catalisador. O interior do equipamento é de cerâmica revestida com metais nobres que promovem a reação química, transformando os gases hidrocarbonetos (HC), monóxidos de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx) em água e nitrogênio. Por isso, se o combustível for de baixa qualidade, pode não ser completamente queimado na combustão, chegando até a superfície do catalisador, o que pode prejudicar a sua performance. Compostos inadequados nos combustíveis também podem afetar a conversão dos gases.
Vale lembrar que assim como qualquer outra peça do carro, o catalisador deve receber manutenção periódica de acordo com as instruções do manual do proprietário. E o mais importante: Procure sempre por peças originais e leve seu veículo em centros especializados para a manutenção preventiva.
Aliás, aqui na Catalisadores você encontra a maior variedade de catalisadores automotivos! Clique aqui e encontre o catalisador ideal para o seu carro! E para fazer a troca, você pode contar com nossa parceira Nagen Auto!