15, maio 2024

Para que serve o catalisador automotivo?

Para que serve o catalisador automotivo? O catalisador automotivo é uma das partes do sistema de escape de um carro. A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função dessa peça.

 

O catalisador “limpa” parte importante das emissões por meio de reações químicas, ativadas pelo próprio calor do gás de escape. Esse componente pode durar toda a vida útil do motor, mas em alguns casos pode perder a eficácia bem antes disso, por conta da manutenção inadequada.

 

Por isso, fazer corretamente a manutenção preventiva é essencial. Você sabe quais são os principais itens que podem afetar a vida útil do catalisador de um carro? Motor desregulado, velas sujas e injetores de combustíveis com defeito estão entre os principais vilões do catalisador. Além disso, o uso de combustível de procedência ruim também pode prejudicar a peça.

 

E se o catalisador do carro estragar?

 

Quando o catalisador apresenta defeitos, além de causar problemas no funcionamento do veículo, como aumento no consumo de combustível e mais emissões de gases danosos ao meio ambiente, essa é uma peça que não aceita reparos ou recondicionamento. Ou seja, estragou, tem que trocar. Para identificar se algo não vai bem com o catalisador do se carro, confira algumas dicas fundamentais:

 

Barulho no escapamento do carro:

 

Barulhos no sistema de escapamento dos veículos podem indicar problemas físicos no catalisador automotivo. Assim, caso perceba algum ruído incomum vindo do escapamento, o recomendado é ir até uma oficina de confiança. Peça o seu mecânico para verificar a integridade do componente. Se ele confirmar que há algum problema com essa peça, será a hora de trocá-la. Por sorte os catalisadores automotivos têm uma vida útil longa e não são uma peça que precisa de trocas recorrentes. Mas lembre-se: ele é necessário no veículo e você deve ter uma peça de qualidade.

 

Perda de potência do veículo:

 

A perda de potência do veículo também é um sinal de que pode haver deficiência no catalisador do seu carro. Nesse caso, o problema pode ser o derretimento parcial da face da peça. Como identificar? Consulte o seu mecânico de confiança e solicite que ele faça uma avaliação. 

 

Luz da injeção eletrônica:

 

O indício mais grave de que o catalisador precisa ser substituído é o acionamento da luz da injeção eletrônica no painel. Mas atenção, o acionamento dessa luz de diagnóstico pode indicar problemas em qualquer componente do sistema de emissões. Ou seja, é preciso que o profissional verifique de fato qual o item está acusando tal sinal no painel do carro. Quando essa falha é no catalisador, significa que o componente já está com uma degradação avançada e precisa ser substituído.

 

Qual o melhor modelo de catalisador?

 

Se você precisa trocar o catalisador do seu carro, precisa também ter a certeza de que está comprando um modelo ideal. Existem diferentes opções no mercado, mas essa escolha é de acordo com a marca do veículo. Portanto, se tiver alguma dúvida, basta falar com a Catalisadores.com. Nesse site você encontra diferentes tipos de catalisadores, pode consultar preço e até comprar online.  

 

Então, agora que você já sabe o que é o catalisador automotivo e para que ele serve, fique ligado! Se perceber algum dos sinais citados acima, não deixe de levar seu carro a uma oficina imediatamente! E se você está procurando um catalisador para o seu carro, aqui você encontra! Acesse e confira!

 

 

Encontre seu catalisador