15, maio 2024

Perda de eficiência do catalisador: principais causas

Perda de eficiência do catalisador: principais causas

Os catalisadores, além de essenciais para o funcionamento correto do carro, são importantes para o controle de emissões de poluentes na atmosfera, uma tecnologia que atende aos padrões exigidos pelas legislações ambientais no mundo todo. Mas, assim como qualquer outra peça de um carro, a eficiência do catalisador também pode ser prejudicada por diversas causas no sistema, como desativação química, desativação térmica e desativação física/mecânica.

A perda de atividade é um processo normal e gradativo, porém, os catalisadores são projetados para atender a legislação específica de durabilidade mínima, que no Brasil é de 80 mil km, até o PL6, e de 160 mil km, a partir do PL7.

Causas da desativação química nos catalisadores

A desativação química ocorre devido a contaminação excessiva de substâncias presentes no óleo lubrificante, por exemplo, cálcio, magnésio, fósforo e zinco. Isso acontece quando se utiliza lubrificante diferente do especificado para o veículo no manual de manutenção. Ou seja, o uso correto dessas substâncias ajudam a garantir a eficiência de todo o seu carro.

O enxofre, presente na gasolina, também pode reduzir momentaneamente a atividade do catalisador. Porém, em temperaturas de uso mais altas (em alta velocidade) a peça pode se regenerar. Outro fator é a utilização de combustível adulterado. Cuidado! A economia no combustível pode significar custos extras mais tarde na manutenção do seu veículo.

Causas da desativação térmica nos catalisadores

A desativação térmica ocorre quando há falhas no sistema de suprimento e de ignição de combustível. Sendo assim, o excesso de combustível não queimando na câmara de combustão acaba sendo queimado dentro do catalisador, o que provoca temperaturas excessivamente altas, desativando-o permanentemente.

Isso acontece, geralmente, devido ao uso de combustível de má qualidade, que contém solventes, no caso da gasolina, ou excesso de água, no caso do etanol. Além disso, pode ter como causa também problemas nas velas e cabos de ignição (vida útil excedida ou procedência de má qualidade).

Causas físicas/mecânicas nos catalisadores

Os problemas físicos e mecânicos nos catalisadores ocorrem devido a um choque ou batida muito forte do automóvel, danificando o catalisador.

Como saber quando o catalisador perde a atividade

Falhas no catalisador podem ser identificadas por uma luz acesa no painel, em formato de motor. Porém,  a luz acessa nem sempre é fruto de um problema no catalisador. Pode ser outra peça do carro que esteja causando essa reação.

Além disso, é possível observar a perda de potência do automóvel quando ocorre uma forte desativação térmica, pois causa o derretimento do catalisador e o consequente bloqueio da passagem do gás de escape.

Vale lembrar que manter um catalisador que não está funcionando bem no seu carro pode trazer uma série de outros problemas, por exemplo a perda de potência no motor, o aumento no consumo de combustível, a desregulação no sistema de injeção eletrônica, dentre outros. É importante sempre ter a manutenção do seu carro em dia!

Precisando trocar o Catalisador do seu carro? Acesse e encontre o modelo ideal!