15, maio 2024

Quais as principais causas de problemas no catalisador?

O catalisador, além de ser obrigatório por lei, é fundamental para o bom funcionamento do motor. Para a conservação da peça e, consequentemente, para evitar futuros prejuízos, o melhor a se fazer é a manutenção preventiva. Injetores de combustíveis com defeito, velas sujas, motor desregulado e combustível batizado podem ser alguns dos motivos que podem danificar o catalisador.

Defeito na sonda lambda também pode danificar a peça. A sonda lambda é a responsável por fazer a medição no sistema de exaustão se a mistura de ar e combustível está no nível correto.

Ela indica se a proporção desses dois componentes está adequada para a exigência de aceleração. Se ela está com problema, a mistura tende a ficar mais rica em combustível e a gasolina chegará ao sistema de exaustão sem ser queimada corretamente.

Para evitar esses problemas, o recomendado é fazer uma checagem na sonda a cada 30 mil quilômetros, pois a peça sofre desgaste pelo uso e deve ser trocada de acordo com a recomendação do fabricante, que varia de 50 a 160 mil quilômetros, conforme o carro.

Como saber se o catalisador está estragado?

O catalisador pode ter problemas que se manifestam de três maneiras: primeira, o barulho do escapamento pode se alterar de uma hora pra outra, e o motivo pode ser o catalisador danificado. Uma segunda manifestação pode ser pela perda de potência, se o motorista perceber uma redução no desempenho do carro,  a explicação pode estar no catalisador.

Se você acelerar e o carro não sair do lugar, isto pode significar que o catalisador está entupido, o que vai aumentar o consumo de combustível e, claro, emitir mais gases que prejudicam o meio ambiente. Caso isto aconteça, dirija-se a uma oficina e solicite ao mecânico que faça uma revisão e retire o catalisador para analisar se está avariado.

Outra medida que se pode tomar é substituir o filtro do óleo do motor e fazer manutenção constante de todas as peças. Cada litro de óleo não deve exceder os mil quilômetros percorridos, pois ao superar este consumo, o catalisador pode ficar danificado.

E quando for trocar o catalisador do seu carro, não se esqueça de acessar nosso site!

 

Escolhendo o catalisador certo!